21 de abr. de 2012

Parece Livro, é uma Caixa.

Compartilho da amizade de grandes artistas da encadernação através das redes sociais e admiro o resultado da aplicação das técnicas de encadernação que realizam em outros objetos.
Caixas que parecem Livros ao primeiro olhar são aqueles que mais atraem minha admiração.
Fiz alguns trabalhos nessa direção.
A maioria para presentear a amigos e bons clientes.
Como dão muito trabalho - até mais do que um livro comum - o preço de venda tem que ser elevado, mas cheguei a vender alguns em lojas de presente.
Hoje, realmente não tenho tempo para me dedicar a esse material.
Alguns sobraram, por serem apenas protótipos onde fiz muitas experiências e por sua estética duvidosa.
Mas me ocorreu mostrar esses trabalhos, onde faço uso de soluções muito particulares que podem ser úteis a quem quiser fazer igual.
*
Diversas Capas de Livros - Caixa, todos em couro com dourações manuais.
 
Capas de Livros Caixa
 Interior de Livros-Caixa, em papel marmorizado
 e caixas feitas em madeira ou papelão revestido.
Notem o arredondamento dos cantos internos 
e o uso de pinos de madeira e tiras de couro como fecho.


Interior de diversos livros-caixa
 Detalhe de diversos livros-caixa, mostrando como 
o arredondamento dos cantos internos aumenta a ilusão. 


Detalhe de Livros-caixa
 Perdoem a escolha de couros e efeitos, mas são apenas experiências feitas com os materiais disponíveis no momento. Atualmente, uso esses livros-caixa para guardar ferramentas pequenas, tipos especiais e livros quase desintegrando que me dão dó restaurar.

Um comentário:

Candela Vizcaíno disse...

Preciosas las cajas, Pedro... ¡Me encantan! Tengo algunos de mis libros en cajas similares, pero no son tan bonitas como éstas.
Un saludo, Candela